Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

TRT6 - Trabalhador que exerce suas funções de moto tem direito a adicional de periculosidade

há 3 anos

Um montador de móvel teve reconhecido o direito a adicional de periculosidade em decisão da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) em grau de recurso ordinário. A empresa empregadora pedia a exclusão do valor adicional, concedido em sentença da 21ª Vara do Trabalho do Recife, alegando que o trabalhador nunca havia trabalhado em atividades perigosas.

No entanto, o funcionário argumentou que ia ao trabalho e se deslocava para os locais das montagens dos móveis de moto. Ele conseguiu comprovar ainda ser esta uma exigência da empresa, pois para ser contratado na função era é obrigatório ter motocicleta própria, tanto que recebia uma ajuda de custo para manutenção do veículo.

E foi este o fato que fundamentou o voto do relator, desembargador Ivan Valença. O magistrado decidiu pela manutenção do adicional de periculosidade com base no § 4º do artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O regramento, em sua literalidade, diz:

Art. 193. § 4o São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta.

Então, pelo fato de o funcionário ter comprovado fazer o atendimento aos clientes da empresa de moto, a unanimidade dos magistrados entendeu ser essa uma situação que se enquadraria na norma, tendo, portanto, direito ao adicional de periculosidade.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região

Clique e saiba mais

  • Sobre o autor Impactar a vida das pessoas através da verdade, da ética e da justiça inovadora
  • Publicações66
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações65
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt6-trabalhador-que-exerce-suas-funcoes-de-moto-tem-direito-a-adicional-de-periculosidade/1127165482

Informações relacionadas

Vinícius Guimarães Mendes Pereira, Advogado
Notíciashá 5 anos

Promotor de vendas receberá adicional de periculosidade por uso de moto no trabalho

Paulo Castro, Advogado
Notíciashá 5 anos

É devido adicional de periculosidade a empregado que se utiliza de motocicleta no serviço

Clovis A. Maschietto, Advogado
Artigoshá 8 anos

Motoboy tem direito a periculosidade

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 9 anos

Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-82.2011.5.24.0002

Petição Inicial - TJMG - Ação Indenizatória por Danos Materiais e Morais - [Cível] Procedimento Comum Cível - de Titoneli Veículos contra Cielo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)